Dona Lilite completou 74 anos no dia 17 de novembro. O seu nome de batismo é Maria da Conceição Pedro. Ela conta que na infância não ia à Igreja pois, morava longe, em Areia Branca. Não tinha Igreja e nem catequista. Que recebeu as primeiras lições do catecismo do irmão mais velho quando foi chamado a ser padrinho de batismo de outro irmão mais novo. Ele então a ensinou e às irmãs mais velhas a oração do Pai Nosso, Salve-Rainha, do Credo, do Anjo da Guarda afirma Dona Lilite.
Iam à missa na comunidade de Àgua Limpa só de vez em quando, e nas rezas do mês de Maria, por ser mais perto. O padre que guarda em suas lembranças de criança era do padre Rivadávia.
Casou-se com Osvaldo Pedro aos 17 anos, e com ele teve nove filhos. Na época não se casou na Igreja.
Mudou-se para Chalé e a primeira providância foi colocar seus filhos mais novos na catequese: Julma, Júlia, José e Carlos. Os outros cinco filhos mais velhos já haviam feito. A Marina, filha de Maria Aparecida e Ari Rodrigues, a catequista dos seus filhos intercedeu junto ao padre Mayrink, na década de 80 para assistir ao casamento religioso de Dona Lilite e do Senhor Osvaldo. Um sonho que se realizou e ela ficou muito feliz pois, temia morrer sem receber este sacramento. Ela entrou para os Vicentinos há mais de 30 anos na Conferência São Domingos.
Mensagem que Dona Lilite deixa ao ser entrevistada.
- A importância de ser vicentino, de ajudar pessoas, visitar, viver em oração... Uma experiência que todos da sua família experimentou e hoje somente ela participa do grupo.
- Aos namorados e aos casais que se casaram só no civil, ou que moram juntos: “Eu digo sempre que faz falta o sacramento do matrimônio na vida das pessoas. As pessoas que não são casadas na Igreja não tem força para vencer certos problemas. Eu agora tenho sempre esperança, fé. Às vezes choro, choro sim, mas sempre encontro forças no Senhor e nos sacramentos”.
A Cleoni que fez aniversário dia 18, é vicentina e dedica sua vida aos cuidados de sua mãe e sua tia. Criou seu sobrinho Lucas até o ano passado, por doze anos. Vive para ajudar pessoas e feliz por pertencer o Grupo dos Vicentinos e por receber Jesus na Eucaristia todos os domingos na Santa Missa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário